Em sua 11ª (décima primeira) edição, o Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico (SEMTEC) busca apoiar e fomentar as discussões e as práticas de processos educativos que ponderem a aprendizagem dos estudantes em sua amplitude, considerando elementos para uma educação que deva garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões - intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por jovens, adultos, famílias, educadores, gestores, comunidades locais e todos os ambientes. Sob esse olhar, ainda que uma parte essencial da Educação Integral possa acontecer na escola ou na faculdade, ela não está restrita ao ambiente escolar.

Dessa forma, o 11º SEMTEC traz como tema a "Formação de Pessoas na Perspectiva da Educação Integral". Neste encontro, são convidados gestores escolares, servidores e docentes do Ensino Médio, da Educação Profissional de níveis Técnico e Superior, além dos parceiros nacionais e internacionais para compartilharem pesquisas, metodologias inovadoras e boas práticas que correspondam ao tema proposto e tenham sintonia com o trabalho realizado em seus espaços de atuação.

A Educação Integral é uma abordagem contemporânea que se destaca por estar alinhada com as exigências do século XXI. Seu principal enfoque reside na criação de indivíduos críticos, autônomos e responsáveis tanto consigo mesmos quanto com o mundo que os rodeia. Além disso, ela é inclusiva, uma vez que reconhece e valoriza a singularidade de cada pessoa, respeitando suas diversas identidades. Essa abordagem educacional se baseia na ideia de que o projeto educativo deve ser relevante para todos os envolvidos. Ela deve estar em sintonia com o conceito de sustentabilidade, pois se compromete com processos educativos que estão intimamente ligados ao contexto e promovem uma constante interação entre teoria e prática. Isso contribui para a promoção da equidade, pois reconhece o direito de todos os indivíduos de aprender e ter acesso a oportunidades educacionais diversas e diferenciadas. Essa diversificação ocorre por meio da interação com uma variedade de linguagens, recursos, espaços, conhecimentos e agentes educacionais, condição essencial para combater as desigualdades no campo da educação, devendo ser adotada de forma colaborativa por todos os participantes do processo de formação. Nesse cenário, as Instituições de Ensino desempenham um papel fundamental na garantia de uma educação abrangente para todos. Elas assumem a responsabilidade de coordenar as várias experiências educacionais que os estudantes podem vivenciar dentro e fora do ambiente escolar, com uma intenção clara de promover aprendizados significativos para o desenvolvimento completo dos indivíduos.

 

SEMTEC - Eixos Temáticos

1. Processos de Ensino Aprendizagem na Educação Integral: O Estudante como protagonista

Esse eixo temático considera o estudante como protagonista no seu processo de construção de competências, habilidades e saberes, sendo essencial a construção de reflexões sobre o seu papel na Educação Integral, com foco na formação da autonomia, no desenvolvimento da capacidade de tomar decisões conscientes e bem fundamentadas e resolver problemas cotidianos, complexos e contemporâneos. O eixo discute, ainda, as diferentes abordagens de ensino necessárias à educação na sua integralidade, ou como meta, incluindo as aprendizagens ativas e outras delas derivadas ou não.

2. Equidade, Gênero e Inclusão pela Educação integral

Esse eixo temático busca não apenas o respeito, mas, a valorização de todas as diferenças existentes na sociedade, sejam elas representadas por deficiências, condição econômica, origem geográfica, orientação sexual, crença, origem étnica, dentre outros. A educação integral propõe abolir qualquer tipo de barreira (política, cultural, atitudinal e arquitetônica) para que todos os espaços sejam inclusivos. Ressalta-se que a proposta vai além de garantir o acesso. Desse modo, especificamente no que diz respeito à educação, a ideia é defender também a chamada permanência qualificada desses estudantes, por meio das práticas exercidas por toda a comunidade escolar.

3. Ambiência, Território, Intersetorialidade e Tecnologia

Esse eixo temático busca discutir como o território influencia diretamente na aprendizagem no que diz respeito ao contexto: identidades, cultura, condições de vida e história, bem como a participação, ou seja, a mobilização das pessoas e real envolvimento nos projetos educativos, saberes e recursos voltados para novos aprendizados e à intersetorialidade, que garante condições dignas de vida e de direitos para que os estudantes possam aprender nas mais diversas situações e ambientes, tanto nas escolas e faculdades quanto fora delas. Sendo assim, é importante articular os conteúdos vistos e trabalhados nas unidades de ensino com aqueles encontrados fora dela, nas relações com a comunidade. O local onde as aprendizagens vão ocorrer deve ser propício para promover trocas, construção coletiva, participação, engajamento, criatividade e diálogo. Dessa maneira, esse eixo temático também visa discutir o papel da tecnologia nas diferentes abordagens didáticas alinhadas com os princípios da Educação Integral. A tecnologia desempenha um papel transformador na promoção da Educação Integral. Ao oferecer acesso a recursos educacionais diversificados e interativos, a tecnologia enriquece a experiência de aprendizado dos alunos, permitindo-lhes explorar novos conhecimentos e desenvolver habilidades em diferentes áreas.

4. Educação Empreendedora

Para além de criação de empresas e elaboração de planos de negócios, esse eixo temático propõe a discussão sobre como o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, de forma intencional, a partir das práticas pedagógicas, possibilita aos estudantes uma formação para os projetos e desafios pessoais e profissionais. Assim, as práticas empreendedoras proporcionam o protagonismo estudantil para uma visão ampliada sobre o papel do estudante em sua comunidade e seu poder de transformação da realidade, além de propiciar ferramentas para o desenvolvimento do projeto de vida, a partir de uma visão de mundo com mais iniciativa e autonomia.

5. Planejamento, Currículo e Gestão Democrática na Educação Integral

Esse eixo temático impulsiona professores, gestores e coordenadores das Instituições de Ensino a refletir e trazer experiências sobre a Educação Integral no Planejamento, elaboração e reflexão curricular e na Gestão das unidades levando em conta o Projeto Político Pedagógico, Espaços Educacionais para o Ensino, o Currículo como elemento integrador e emancipador, as expectativas de aprendizagem integradas, além da Avaliação.

 

INFORMAÇÕES

 Cronograma

Submissão de artigos:
de 20/11 até 29/02/2024
Período de inscrição para ouvintes:
[não disponível]
Divulgação dos artigos aprovados:
22/04/2024
Entrega da versão final do artigo:
1ºEtapa: 10/05/2024 e 2º Etapa: 23/07/2024
Apresentações de pôster/artigo:
[previsão maio/2024]
Publicação dos Anais:
[previsão agosto/2024]

 Manual

  Regulamento (Português)

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 Confira

Submissão
 

COMITÊ ORGANIZADOR

PRESIDENTE

Almério Melquíades de Araújo


COORDENAÇÃO

Bruna Fiore Silveira
Lucília dos Anjos Felgueiras Guerra

ORGANIZAÇÃO

Ariane Francine Serafim
Unidade do Ensino Médio e Técnico
Camila Maria Bueno de Souza
Comunicação e Relacionamento com Instituições Internacionais
Isac da Silva Rodrigues
Secretaria do evento
Janaina Rute da Silva Dourado
Unidade do Ensino Superior de Graduação
Rodrigo Avella Ramirez
Unidade de Pós Graduação, Extensão e Pesquisa


Carlos Eduardo Ribeiro
Tecnologia da Informação
Denis Cleuder da Silva
Comunicação
Jefferson Jeanmonod A. Santana
Comunicação, projeto gráfico e editoração

RESPONSÁVEL PELA COMISSÃO CIENTÍFICA

Davi Gutierrez Antonio
Responsável Técnico-científica

REVISÃO TÉCNICA

Rosália Maria Netto Prados

 

ANAIS

Confira as publicações dos anos anteriores.

1º SEMTEC

2º SEMTEC

3º SEMTEC

4º SEMTEC

5º SEMTEC

6º SEMTEC

7º SEMTEC

8º SEMTEC

9º SEMTEC

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