Em sua décima e histórica edição, o Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico (SEMTEC) reúne experiências e reflexões sobre as práticas docentes destacadas e que posicionam o estudante como construtor do seu conhecimento e criador de soluções inovadoras. Além disso, o SEMTEC objetiva promover reflexão e debate acerca do protagonismo estudantil na contemporaneidade e da interação professor-aluno no espaço escolar, seja ele físico ou virtual.
Seguindo a tradição do evento, o 10º SEMTEC dialoga com as edições anteriores trazendo a discussão sobre os resultados e os desafios das práticas apresentadas desde a primeira edição, sendo está uma oportunidade para a consolidação de pesquisas e divulgação de experiências exitosas.
O tema apresentado em 2023, "Práticas Docentes e Criações Discentes", pretende inspirar e valorizar o docente como profissional intelectual, criativo e crítico e fomentar nos estudantes potenciais para criar soluções inovadoras, conscientes, consoantes às problemáticas levantadas pelos professores para a construção de competências e conhecimentos.
Neste encontro, são convidados gestores escolares, docentes do Ensino Médio, da Educação Profissional de níveis Técnico e Superior, além dos parceiros nacionais e internacionais para compartilharem pesquisas, metodologias inovadoras e boas práticas que correspondam ao tema proposto e tenham sintonia com o trabalho realizado em seus espaços de atuação, além dos professores-autores e organizadores das edições anteriores a reapresentarem suas reflexões.
SEMTEC - Eixos Temáticos
1. Memórias de Práticas e Reflexões Docentes
O eixo Memórias de Práticas e Reflexões Docentes visa resgatar as práticas dos professores apresentadas em edições anteriores do SEMTEC e que tiveram continuidade em seus espaços de aplicação e, ainda, apresentam resultados de aprendizagens significativas. Dessa forma, é possível identificar a evolução dos projetos apresentados e quais novos resultados podem ser compartilhados.
2. Avaliação: Procedimentos e Práticas
O eixo Avaliação: Procedimentos e Práticas visam reunir ações avaliativas relevantes e expressivas do trabalho docente, a partir de evidências da construção de competências e conhecimentos, a fim de manter ou propor novas estratégias para o objetivo didático a ser alcançado. Objetiva, ainda, discutir o papel do estudante no seu processo avaliativo e como pode direcionar sua aprendizagem de forma autônoma.
3. Ciência, Tecnologia e Inovação
O eixo Ciência, Tecnologia e Inovação visa fomentar a inovação a partir de problemáticas reais levantadas por docentes, estudantes e pelo setor produtivo, de forma interdisciplinar e com ampla conexão escola-docente-estudante-empresa, com práticas que evidenciem o uso da ciência, da tecnologia e do pensamento inovador para o desenvolvimento do estudante como criador de soluções para a sociedade.
4. Educomunicação
O eixo Educomunicação visa estimular a reflexão em torno da comunicação voltada para educação, vista como um ecossistema articulado em espaços de aprendizagem utilizando instrumentos e ferramentas nas diferentes mídias alinhadas às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Com o auxílio dessas tecnologias, as práticas docentes podem direcionar os estudantes, levando-os a produzir conhecimento, além de trazer à tona a ampliação do diálogo, da autonomia, da criatividade e do pensamento crítico-reflexivo.
5. Relação pedagógica entre professor e estudante
O eixo Relação Pedagógica Entre Professor e Estudante visa discutir diferentes reflexões no sentido mais amplo da relação pedagógica na qual o professor atua como planejador/facilitador do processo de ensino e o estudante como protagonista de sua aprendizagem, entendendo que a relação professor-estudante constitui-se de papéis indissociáveis e buscam ações efetivas para a construção de ambientes de aprendizagem saudáveis e produtivos.
6. Processos e práticas na gestão escolar
O eixo Processos e práticas na gestão escolar visa enfocar as práticas dos gestores, coordenadores e servidores escolares. A gestão escolar, e os atores que a compõem, propiciam espaço para a participação de todos os setores da escola, seja no âmbito das decisões, seja no processo pedagógico ou no setor administrativo, colocando em pauta a importância da utilização dos recursos humanos, tecnológicos e físicos para o aperfeiçoamento das ações nas escolas. No âmbito da formulação curricular, formação continuada de professores, supervisão educacional e formações inicial e continuada, não é diferente. Faz-se necessário compartilhar as práticas e experiências realizadas por estes diferentes agentes, tendo como base a reunião de experiências e reflexões sobre as práticas administrativas e seus processos, colocando a unidade escolar em evidência pela criação de soluções inovadoras.
INFORMAÇÕES
Cronograma
Submissão de artigos:
até 26 de março de 2023
Período de inscrição para ouvintes:
até 03 de maio de 2023, pelo Portal do Participante
Divulgação dos artigos aprovados:
14 de abril de 2023
Entrega da versão final do artigo:
até 03 de maio de 2023
Apresentações de pôster do 10º SEMTEC:
de 19 de maio de 2023
Apresentações de artigo do 10º SEMTEC:
de 22 e 23 de maio de 2023
Modelos
E-PôsterTemplate do Artigo - DOC
Template do Artigo - DOC (para artigo aprovado)
Template Apresentação - PPT
Inscrição Ouvinte
Clique aqui!!!COMITÊ ORGANIZADOR
PRESIDENTE
Almério Melquíades de Araújo
COORDENAÇÃO
Bruna Fiore Silveira
Lucília dos Anjos Felgueiras Guerra
ORGANIZAÇÃO
Ariane Francine Serafim
Unidade do Ensino Médio e Técnico
Camila Maria Bueno de Souza
Comunicação e Relacionamento com Instituições Internacionais
Isac da Silva Rodrigues
Secretaria do evento
Janaina Rute da Silva Dourado
Unidade do Ensino Superior de Graduação
Rodrigo Avella Ramirez
Unidade de Pós Graduação, Extensão e Pesquisa
Carlos Eduardo Ribeiro
Tecnologia da Informação
Denis Cleuder da Silva
Comunicação
Jefferson Jeanmonod A. Santana
Comunicação, projeto gráfico e editoração
RESPONSÁVEL PELA COMISSÃO CIENTÍFICA
Davi Gutierrez Antonio
Responsável Técnico-científica
REVISÃO TÉCNICA
Rosália Maria Netto Prados