O 8º Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico do Centro Paula Souza tem como objetivo proporcionar o compartilhamento de reflexões e discussões sobre o tema: Novas perspectivas para educação: experiências, legados, desafios e propostas.

Em 2020, descobrimos vários caminhos para promover a Educação dos estudantes em uma realidade que impactou globalmente este trabalho. Em diversas faixas etárias os desafios se apresentaram mas também, muitas conquistas foram celebradas. O 8º SEMTEC quer trazer reflexões sobre as descobertas ocorridas no período de pandemia, mas para além desse momento é preciso considerar a incorporação de novos saberes e modalidades que possam ampliar as possibilidades de docentes e estudantes. A questão central para a discussão: Quais legados trazemos para promover uma Educação disruptiva?

O que é disrupção
educacional?

Para a educação, por exemplo, uma inovação disruptiva é aquela que pretende romper com o estabelecido para melhorar o existente. É constante essa busca por fórmulas e caminhos para fazer com que a escola supere o tradicionalismo, o conteudismo, as formas convencionais de ensino e aprendizagem. (fonte: educador21.com.br)

O que é educação disruptiva e quais são suas vantagens?

... a tecnologia disruptiva não cria algo novo, mas simplifica aquilo que já faz parte da vida das pessoas para torná-la ainda mais funcional. Com isso, faz uma adaptação para que as ferramentas se tornem mais alinhadas às características da sociedade do momento. (fonte: https://escoladainteligencia.com.br/educacao-disruptiva/)

Educação híbrida, disruptiva e colaborativa: os desafios do século XXI

O futuro da educação de jovens e adultos no Brasil nessa era econômica disruptiva está só começando. Instituições de Ensino Fundamental, Médio e Superior precisam se adaptar por meio de um planejamento estratégico acadêmico. (fonte: https://administradores.com.br/)

 

SEMTEC - Eixos Temáticos

1) Experiências do Ensino Remoto: uma inovação na sala de aula, no laboratório e no contexto de trabalho

Muitas dificuldades foram impostas à Educação pela pandemia, que exigiam o distanciamento social. Assim, o ensino remoto tornou-se a realidade possível e, embora compreendida como insuficiente, foi empreendida com eficiência pelos docentes e as boas práticas foram observadas. Este eixo temático trará reflexões sobre essas práticas destacadas que, mesmo em situação de normalidade, poderão fazer parte da proposta pedagógica dos docentes no futuro.

2) Educação Híbrida: o que é e como ela pode transformar o cenário conhecido?

Neste eixo temático a reflexão é sobre a associação de modalidades de ensino nas abordagens presencial e a distância, além de debater sobre como os docentes conseguem identificar os avanços nos processos de aprendizagem dos estudantes, unindo vantagens e possibilidades destas duas frentes. Por isso, questiona-se: Como organizar e integrar as propostas curricular e pedagógica para uma Educação Híbrida?

3) Educação a Distância em um novo contexto

A Educação a Distância (EAD), apesar de não ter sido impactada pela pandemia, pois, já garantia em sua essência o distanciamento social, pôde avaliar a viabilidade de adequações possíveis em função das novas experiências trazidas pelo Ensino Remoto. Com público heterogêneo demonstra novas inspirações para a ampliação consistente da EAD. Assim, a questão de reflexão para este eixo: Quais as propostas para esta modalidade de ensino?

4) Educação Profissional no modelo Híbrido

Este eixo temático propõe a reflexão sobre as vantagens e desafios do modelo de Educação Híbrida para a Educação Profissional Tecnológica. A partir de, experiências e pesquisas sobre este assunto pretende-se aprofundar as potencialidades desta trilha, que soma suporte tecnológico às estratégias pedagógicas questionando: Como realizar a interlocução entre as modalidades presencial e a distância, em sintonia com as necessidades expressas pela educação profissional?

5) Propostas de Gestão Escolar para a Educação em novos contextos

A educação presencial é a base da oferta educacional no Centro Paula Souza e de muitas outras instituições de educação básica e profissional. A partir das experiências de ensino remoto e em busca de atender aos anseios dos estudantes nos momentos de distanciamento social, a educação presencial tem passado pela ressignificação de suas práticas. Por isso, este eixo temático propõe a reflexão sobre a gestão das múltiplas trilhas e propostas curriculares e pedagógicas na escola, além de debater sobre as necessidades de infraestrutura, docentes atualizados, acompanhamento pedagógico e todas as mudanças possíveis, para que a transformação da educação ocorra de forma a garantir inovação na Escola.

 

INFORMAÇÕES

 Cronograma

Submissão de artigos:
de 22 de Março a 26 de Abril de 2021
Divulgação dos artigos aprovados:
10 de Julho de 2021
Entrega da versão final do artigo:
até 30 de Julho de 2021
Apresentações de artigo no 8º SEMTEC:
19 a 30 de Agosto de 2021

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

PRESIDENTE

Almério Melquíades de Araújo


Coordenadora Geral de Organização

Lucília dos Anjos Felgueiras Guerra

Coordenação Organizadora

Ariane Francine Serafim
Infraestrutura e organização do evento
Bruna Fiore Silveira
Infraestrutura e organização do evento
Carlos Eduardo Ribeiro
Tecnologia da Informação
Camila Maria Bueno de Souza
Comunicação e Relacionamento com Instituições Internacionais
Henrique Duarte Borges Louro
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Isac da Silva Rodrigues
Secretaria do evento
Jefferson Jeanmonod A. Santana
Comunicação, projeto gráfico e editoração

Coordenação Técnico-científica

Sandra Paula da Silva
Responsável Técnico-científica
Shirley da Rocha Afonso
Responsável Técnico-científica
Wanda Jucha
Responsável Técnico-científica


REVISÃO TÉCNICA

Rosália Maria Netto Prados

 

ANAIS

Confira as publicações dos anos anteriores.

1º SEMTEC

2º SEMTEC

3º SEMTEC

4º SEMTEC

5º SEMTEC

6º SEMTEC

7º SEMTEC

8º SEMTEC

9º SEMTEC

10º SEMTEC

 

Principais momentos do 7º SEMTEC - 2020

 

Visite: 7º SEMTEC - 2020

CONTATO

São Paulo - SP

Rua dos Andradas, 140
Santa Ifigênia 01208-000 - São Paulo - SP

Email

Organização

semtec@cps.sp.gov.br

Email

Comissão Científica

semtec.cc@cps.sp.gov.br

Email

Suporte - TI

semtec.suporte@cps.sp.gov.br