SEMTEC - Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico
 
 

Linhas de Pesquisa

Práticas do Desenvolvimento de Competências Profissionais Empreendedoras:
Os trabalhos apresentados nesta linha de pesquisa visam a evidenciar as atividades docentes junto aos alunos, que desenvolveram atitudes e competências pessoais empreendedoras, indispensável característica para o mundo do trabalho.
Práticas de Trabalhos Interdisciplinares como Estratégia de Ensino na Educação Profissional:
Esta linha de pesquisa visa a demonstrar a versatilidade do trabalho interdisciplinar na prática docente e como a mesma criou motivação para o aluno e dinamizou o trabalho do professor que poderá articular ideias, conceitos e experimentos.
Práticas de Ensino com Aplicação de Metodologias Ativas:
A constante pesquisa docente quanto às melhores metodologias para ensino e aprendizagem abriu caminho para que as metodologias ativas se estabelecessem como boas estratégias para desenvolvimento educacional, de modo a promover o protagonismo do aluno. Os estudos que envolvam a Aprendizagem Baseada em Problemas, a Aprendizagem Baseada em Projetos, os Mapas Conceituais e outras práticas de relevância poderão ser evidenciados nesta linha de pesquisa.
Práticas Empreendedoras na Gestão Escolar:
Os docentes que se dedicam ou se dedicaram à gestão escolar, poderão demonstrar, nesta linha de pesquisa, as práticas empreendedoras na gestão e como a adoção de um modelo participativo pode melhorar o trabalho docente e o desenvolvimento dos alunos, além do engajamento da escola com a comunidade.
Práticas de Estímulo ao Pertencimento do Aluno à Escola para o Combate à Evasão:
Esta linha de pesquisa propõe a socialização de práticas de combate à evasão escolar que evidenciem o melhor nível comunicacional de todos na Unidade Escolar, de modo a criar, em uma ação empreendedora, um ambiente de acolhimento ao aluno.
© Copyright 2014 - Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico - Centro Paula Souza - SP - Brasil
Todos os direitos reservados