Simpósio 2020

Desafios do Ensino Médio, Técnico e Tecnológico: Ações Formativas no Contexto Contemporâneo

Login

Cronograma

Convite

Convidamos professores, pesquisadores da área a enviarem trabalhos para participar

2020
Início da divulgação

Eixos

Eixo 1

Flexibilização do mundo do trabalho e da Educação Básica como contribuição para a autonomia na aprendizagem;

Este eixo temático reflete sobre como a parte diversificada do Ensino Médio integra as metodologias ativas ao trabalho docente de forma mais flexível, possibilitando a interdisciplinaridade dos conteúdos teóricos entre os diversos componentes curriculares da formação. Com a articulação entre esses processos pedagógicos de ensino, o aluno adquirirá maior autonomia de suas escolhas e será o protagonista de seu próprio aprendizado.

Eixo 2

Formação científica e cidadã da Educação Básica à Educação Superior Tecnológica;

Este eixo temático reflete sobre as possibilidades que a Aprendizagem Baseada em Problemas podem trazer para todos os níveis da educação, agregando valores profissionais por meio de experiências vivenciadas. A formação profissional deve prever que o aluno tenha oportunidades para, além do desenvolvimento científico e tecnológico, realize exercícios de cidadania e problematize sobre questões cotidianas na busca de soluções. Nesta proposta inovadora, busca-se refletir sobre como o ensino problematizador por estabelecer condições de ensino capazes de preparar o aluno a continuar seus estudos na formação técnica ou superior de forma mais proativa.

Eixo 3

Movimento STEAM (Science, Technology,Engineering, Arts, Mathematics) – Experiências para toda a vida;

Este eixo temático reflete sobre o movimento STEAM, que indica um repertório de experiências significativas, por meio do desenvolvimento de competências técnicas, habilidades comportamentais e vivência no mercado de trabalho.

Eixo 4

Interdisciplinaridade hoje: será o fim da aprendizagem por componentes curriculares?

Este eixo temático propõe uma reflexão que impacta o meio da Educação, pois a proposta interdisciplinar visa agregar as várias áreas de conhecimentos em torno de questões importantes da sociedade, de forma que todas elas trabalhem em cooperação, não havendo sentido em fragmentar o conhecimento. É possível conduzir o aluno em nossos dias num percurso significativo de forma desarticulada?

Eixo 5

Os itinerários formativos na articulação do Ensino Médio com o Ensino Superior – A produção de diferentes conhecimentos científicos e tecnológicos nos percursos de formação do aluno

Este eixo temático propõe o diálogo entre o Ensino Médio e o Ensino Superior evocando as possibilidades de desenvolvimento científico-tecnológico por áreas de conhecimentos. Os itinerários formativos estabelecidos desta forma conduzem o aluno a um mapa de escolhas que podem atender, com melhor qualidade, as suas necessidades e as do mundo do trabalho.

Anais

1º Semtec

Abrir Arquivo

2º Semtec

Abrir Arquivo

3º Semtec

Abrir Arquivo

4º Semtec

Abrir Arquivo

5º Semtec

Abrir Arquivo

6º Semtec

Abrir Arquivo

Orientacoes